Clonagem Humana, do ponto de vista espiritual, é um erro ?

Qual sua opinião sobre a Clonagem Humana, do ponto de vista espiritual ? Estamos pisando em um terreno delicado ? É apenas mais uma avanço científico, sem maiores consequências ? Como ficam os espíritos que reencarnarão nesta situação ? No fundo, é a mesma situação do reencarne de gêmeos idênticos ? E questão ética ?

Tags: clonagem, clone, gêmeos

Exibições: 4479

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá a todas/os,

 

A clonagem humana é uma interferência indevida no carma e no desenvolvimento humano. Com isso, vai se abrir um caminho para uma influência terrível das forças adversas àquele desenvolvimento (ver meu comentário sobre o bem e o mal no fórum Antroposofia).

Aproveitando, um problema que já existe é o dos transgênicos. É impressionante como o materialismo leva as pessoas a acharem que a natureza é fruto de um acaso, e precisa ser melhorada. Um arrroz com vitamina A (o golden rice) não é mais o arroz original, que não a contém (a propósito, por que raios não se planta cenoura e se incentiva o seu consumo com o arroz???). Aliás, o que se devia incentivar é o consumo de arroz integral, pois os principais nutrientes estão na película, que é polida mas não jogada fora -- com ela faz-se, por exemplo, ração para porcos; estes ganham os nutrientes e os seres humanos ganham o amido. Uma vaca que produz leite com componentes do leite humano, como foi recentemente anunciado na Argentina, não é mais uma vaca normal. Jeffrey Smith, o autor de "A Roleta Genética"  declarou em uma palestra que assisti que os transgênicos vão provocar mais desastres do que a energia nuclear e o aquecimento global, é só esperar. Aliás, no livro dele há inúmeras citações documentadas dos desastres que já foram causados pelos transgênicos.

aaaaaaaaaaaaaaa, VWS.

Bem, se considerarmos experiências anteriores, analisemos:

A energia nuclear quando surgiu, foi aproveitada para testes e armas nucleares. Um horror.

Hoje, apesar do risco de guerra atômica, há um equilíbrio de forças bélicas e a energia nuclear tem proveito na geração de eletricidade. Traz poluição incrivelmente danosa, mas têm muito proveito prático. Poderia ser eliminada? Poderia, mas não sem grandes ônus para muitas nações.

A medicina nuclear combate o cancer e mapeia o corpo humano. Foguetes nucleares já levam sondas a locais inimagináveis. E toda uma nova ética de uso dessa energia vem surgindo.

Quando surgiu a informática, temíamos que nossa vida se tornasse um grande Big Brother. Homens sendo trocados por máquinas, chips implantados nas pessoas, falta de comunicação dentro das famílias.

Hoje vemos a informática distribuindo cultura, facilitando o trabalho mecânico em muitas posições, aumentando o poder de comunicação e acesso ilimitado ao conhecimento. Tem distorções? Tem. Pornografia, roubos eletrônicos, perda de postos de trabalho que antes existiam. Mas têm muitos outros benefícios. Toda uma nova ética de uso dessa tecnologia vem surgindo. As pessoas colaboram e reinvidicam que nova noção do Direito Cibernético seja elaborado.

Se seguirmos esta linha, a clonagem também criará distorções, mas toda uma nova ética de uso dessa tecnologia irá surgir, as distorções deverão ser resolvidas com o tempo e muitos benefícios surgirão.

Por fim, lembremos que nada há sobre a Terra sem o consentimento da inteligência divina.

Deus zela por nós e Jesus está ao leme.

Abração.

Olá a todas/os,

Inácio escreveu:

> Se seguirmos esta linha, a clonagem também criará distorções, mas toda uma nova ética de uso dessa tecnologia irá surgir, as distorções deverão ser resolvidas com o tempo e muitos benefícios surgirão.

> Por fim, lembremos que nada há sobre a Terra sem o consentimento da inteligência divina.

Se os seres divinos influenciassem nossa vida, não teríamos a possibilidade de desenvolver a liberdade. Nesse sentido, Deus (seja lá o que se entender por essa entidade) não pode ser onipotente; ele tinha que se retirar para nós podermos ser livres (e daí todos os desastres que estamos vendo). Aliás, ele também não pode ser onisciente, pois não tem olhos para ver o mundo físico como nós o vemos.

Finalmente: criar distorções com seres humanos???

aaaaaaaaaaaaaa, VWS.

 

bn a todos, bom dentro de tudo que estudei e vi durante 57 anos de vida, se criou uma opinião a respeito do mundo ou seres humanos que se resumi em poucas palavras. O humano insiste em querer  ser Deus e as energias como um todo criado por ele. Esquecem do amor, fraternidade, sinceridade, lealdade e etc.. porque não da tempo, nos dias de hoje o humano chama de crescimento a sua própria destruição como por exemplo as bombas atômicas e por ai a diante, ao invés de procurarem se unirem com o mesmo objetivo do amor e da paz interior e sempre viver em pro do próximo. Eu não concordo.   Abraço a todos e que Deus abençoe a todos também

Oi Waldemar,

Eu tenho em minha concepção (e podemos ver a mesma no livro "Brasil, Coraçao do Mundo, Pátria do Evangelho - Chico /Humberto de Campos) que os seres divinos influenciam nossa vida sem afetar nosso livre arbítrio. A Lua e o Sol, que não são entidades terrenas, comprovadamente influenciam nossa vida e nosso psique sem afetar o livre arbítrio. Nossos pais, que são nossas influências externas, direcionam nossa vida e não eliminam nosso arbítrio (em quase todos os casos, é claro). Por que não seres incorpóreos, uma vez que de fato eles existam??

 

Quando digo que Deus zela por nós, digo que suas leis impulsionam a vida com tal vigor que ela sempre encontra novos caminhos e correções para persistir. A última era glacial testemunhou isto. E quando falo de Jesus ao leme, podemos ver nesse livro supra citado que inteligências incorpóreas zelam pela humanidade para o amadurecimento de nações inteiras.

 

Sobre a onisciência divina, nada sei. Mas consideremos as palavras de Kardec de que, se há Deus, estamos falando de todas as perfeições reunidas. Logo, se EU, imperfeito, sei algo do passado e percebo algo do futuro, a perfeição detém a onisciência, seja lá quais olhos imateriais Ela seja capaz de lançar.

 

Por fim, distorções humanas? Queira os céus que nunca haja!

Mas a ovelha Dolly morreu por uma estranha artrite degenerativa (talvez com base na clonagem??).

Não sabemos. Talvez este erro nós possamos evitar, assim como corrigimos a Talidomida, evitando tratar gestantes e encaminhando para leprosos na reconstrução de seus corpos.

Nasceram crianças mal formadas pela Talidomida? Nasceram.

E ainda hoje encontramos elas, já adultas em Niterói, esmolando nos sinais.

Que nunca mais erremos assim.

Mas a Talidomida tira a dor e recompõe o corpo chagado pela Lepra.

Uma nova ética foi criada por estes erros inaceitáveis.

E assim, possivelmente, será com a clonagem, quando nossa maturidade chegar.

Um abração.

No meu entender, a questão em pauta é: a que finalidade a clonagem humana serviria? Garantir corpos perfeitos e idênticos a uma matriz? Em sã consciência, quem aceitaria uma coisa destas? Garantir cópias inteligentes, a partir de uma matriz inteligente? Garantir cópias talentosas, a partir de um matriz talentosa? Sabemos que do ponto de vista espiritual, isto não se aplica! É só esperar os cientistas chegarem a esta conclusão (não precisaremos esperar muito, não!). A própria natureza humana já mostrou que mesmos gêmeos idênticos, por vezes, têm personalidades diferentes, nível intelectual diferentes, talentos diferentes; que em muitos casos, filhos de pais inteligentes, ou talentosos, ou íntegros, são complatamente diferentes! Como a clonagem se dá em nível genético, e não espiritual, só terá aplicação em nível terapêutico, talvez! A saber...

Concordo com o Denizar, se com concordar plenamente com a clonagem humana estaria concordando com 

" Hither" que já queria criar uma " raça" humana impar, pra que? qual a lógica e a graça de sermos todos iguais fisicamente? já que nunca haverá duas pessoas iguais espiritualmente ou mesmo na personalidade.

Neste caso especifico da clonagem humana sou contra , contudo deixo claro que sou totalmente a favor da pesquisa genética para fins da ótimização da saúde humana em todos os sentidos

paz profunda a todos

Pois é, eu vejo que colocamos um olhar sombrio sobre as coisas, acreditando mais no lado mal do ser humano do que no lado bom. Se meu olho estiver na sombra, toda minha alma estará nas trevas.

Todo remédio, antes de ser usado, é testado exaustivamente em cobaias e a sociedade está sempre denunciando distorções. Um exemplo é o atual uso indiscriminado de Paracetamol, que vem criando discussões sobre a hepatointoxicação que ele gera.

A discussão sobre novas tecnologias de transporte, de iluminação e de energia industrial para frear o aquecimento global, tudo isso é pressão que a sociedade cria para superar os interesses financeiros e sermos éticos.

Quando iniciaram a pesquisa sobre radiações, sobre estrutura do átomo, sobre fissão nuclear e outros, ninguém sabia bem qual seria a aplicação daquilo. Hoje existem inúmeras aplicações.

Lembremos que os cientistas passaram ANOS sem poder dissecar cadáveres porque a religião não permitia. Hoje ouvimos isso e achamos um absurdo. Quanto avanço médico veio com isso?

O domínio do processo e construção de um ente humano desvendará os mecanismos da vida humana, solucionará doenças e nos ajudará em pontos que sequer imaginamos. Mas a sociedade não pode se omitir. Temos que fazer como o Waldemar e o Denizar fizeram: questionar, mostrar os riscos, gritar sobre as possíveis armadilhas, comprar briga contra o capital corporativo e espernear mesmo.

O avanço tecnólogico não será detido. Ou a gente estabelece os limites éticos e briga por eles ou ficaremos paralisados no que achamos certos, esperando que o mundo volte a ser como imaginamos.

Abração.

Até onde o homem pode ir, na vã tentativa de imitar Deus? Perguntam-se , aflitas, pessoas e instituições de todo o mundo...
Clonagem humana: temeridade, que causa arrepios!
A clonagem humana, pela ciência, com vistas a quaisquer objetivos, todos temerários e equivocados, nunca poderá ocorrer em condições semelhantes aos meios naturais (caso dos gêmeos).Porque quando somos gêmeos, até onde eu sei, acordamos isso com esse ou  aquele espírito, de vir junto para resgatar e evoluir juntos, por algum motivo!
Embora possível, a razão recusa-se a aceitar  que cientistas se dedicassem à "fabricação" de indivíduos com fins específicos, tais como super atletas, super gênios ou quaisquer outras categorias de "super". Sim porque estão a procura do super e da perfeição...

 

Pensar que algum ditador tenha poder de reproduzir às centenas indivíduos com características por ele julgadas ideais, seja para o fim que for, realmente me assusta, mas  não encontra alicerce no Espiritismo e na própria ciência.

No Espiritismo, porque a ciência pode gerar corpos, mas não almas (espíritos). Até onde sei e acredito a última palavra sempre pertenceu e pertence a Deus.

Esse assunto muitas vezes já me tirou o sono, de tanto pensar e cogitar como seria se isso viesse realmente a acontecer... =(


Abraç0)

Se o ser humano conseguir clonar outro ser perfeitamente, os cientistas fariam clones de si e de demais pessoas para utilizar os orgao de clones saldaveis pois a regeição seria de 0%. Muitos podem até questionar este fato, mas a maior parte do ser humano é corrupto e se precisar passar por cima de seus valores, eles passam. essa seria uma das principais consequencias.

Com a clonagem o ser humano tentaria ser Deus, acharia algum meio para recombinar os genes de todas as especies, fazendo seres hibridos. isso poderia acontecer.

Sou contra a clonagem, pois o ser humano, poderia inventar mil e uma desculpas para poder ganhar vantagens em cima de um clone. 

Com isso os cientistas tambem descartariam os deficientes, pois poderia clona-lo novamente, mas será que seria a mesma alma? nao sei responder isso, acho que fica ai um fato para pensar um pouco.

 

 "À ciência cabe a tarefa dos fenômenos científicos. O Espiritismo não se envolverá nessa pesquisa científica. O Espiritismo aceita tudo o que a ciência comprova, mas não se detém onde a ciência pára. O Espiritismo estuda as causas, enquanto a ciência estuda os efeitos. No dia em que a ciência provar que os espíritos estão errados num ponto que seja, abandonaremos esse ponto e seguiremos a ciência". by ALLAN KARDEC

 

No mesmo caminho que meu pai escreveu, não acho que há um motivo claro para realizar a clonagem de seres humanos senão para uma aplicação terapêutica. Isso porque espiritualmente falando, não faz sentido... já que o corpo jamais seria habitado pelo mesmo espírito ao qual serviu de matriz ao clone.

Acredito que Deus de certa maneira permite esses tipos de experimentos para possibilitar que nós um dia consigamos criar por exemplo órgãos que possam ser transplantados a partir de um "corpo" clonado (sem espírito), para uma pessoa que está realmente precisando.

Olá, Inácio,

Do ponto de vista antroposófico, seres espirituais estão prontos a ajudar seres humanos, desde que solicitados. Eles não podem intervir sem serem invocados para isso, senão não poderíamos desenvolver a liberdade, que, junto com o desenvolvimento da individualidade (e não do individualismo!) e do amor altruísta, compõem a nossa missão nesta época. No entando, os seres que compõem as forças adversas ao desenvolvimento humano não têm esse problema: eles interferem diretamente na nossa liberdade. É preciso muito conhecimento e consciência para evitar isso -- é só observar como as coisas estão se desenrolando para perceber que a humanidade está cada vez mais dominada por essas entidades adversas. Este é o árduo caminho da liberdade, e não há outro.

 

aaaaaaaaaaaaaaa, VWS.

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!