A sua Rede Social Espiritualista na Internet
(Copiando do blog)
Olá a todas/os,
Depois de eu responder a questão sobre se os animais têm alma, Henrique perguntou-me se as plantas a têm. Escrevi uma resposta que, para variar, ficou longa (é difícil tratar um assunto com profundidade suficiente em poucas linhas). Assim, resolvi colocar minha mensagem no arquivo anexo,
Espero que dê certo.
aaaaaaaaaaaaaa, VWS.
Tags:
Olá, Hélcio e leitores,
Não, Hélcio, no livro citado é mostrada uma reação, e não se pode dizer que a planta "sentiu"!
OK, deixe-me detalhar um pouco. Há dois tipos de sentir: ter sensações e ter sentimentos. Por exemplo, quando se come um giló, tem-se a sensação do gosto do giló. Ao ter essa sensação, temos então um sentimento: sentimos prazer ou desprazer com a sensação do giló. Para um ser ter sensações e sentimentos, é preciso ter um membro não físico da constituição animal e humana, que na Antroposofia e em outras correntes é chamado de "Corpo Astral", ou "Corpo Anímico". Acontece que as plantas não têm esse "corpo", cuja presença é indicada fisicamente por um sistema nervoso. As plantas não têm, obviamente, um sistema nervoso.
Portanto, desses pontos de vista as plantas não "sentem": não têm nem sensações nem sentimentos. O que elas têm em comum com seres humanos e animais é a vida, os processos vitais (crescimento interior, regeneração dos tecidos, formas orgânicas, troca gasosa, reprodução etc.), que são devidos a um membro não físico que os minerais não têm. É esse membro não físico que permite a "comunicação" não física com as plantas; elas podem reagir a essa "comunicação", mas sem sensações e sentimentos.
Será que ficou claro agora?
Para finalizar: a ciência tradicional não tem a mínima ideia do que vem a ser a vida, ou a origem dela, e nem como animais e seres humanos têm sensações e sentimentos. Veja meu artigo
IA - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e sentir?
em meu site
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer
aaaaaaaaaaaaaaaaaaa, VWS.
Grato. Infelizmente o navegador (Google Chrome) não está disponibilizando seu site.
Pesquisei por seu nome, achei muita coisa, também o site principal não abriu.
Verei se consigo depois.
Após ler suas exposições (muito interessantes) voltarei, se me permitir.
Abs.
Olá., Hélcio,
Desculpe, só agora vi seu comentário de 4/9. Se meu site não abrir, deve haver algum problema com o sistema de meu Instituto ou com o da USP. Tente mais tarde. Nunca alguém havia reclamado que ele não abria...
aaaaaaaaaaaaaa, VWS.
Sim eu acredito que tem alma sim, já foram feitas varias experiencias com plantas, e ela reagem até quando pensamos...
Pelo que aprendi a alma seria quando está encarnada, quando desencarna se torna espirito. seria isso...
Olá, Marcos,
Na verdade, para se comentar sobre o fato de as plantas terem ou não alma, é preciso conceituar alma. No meu texto
Uma introdução antroposófica à constituição humana (antenção: mudei esse endereço em 5/1/14)
eu começo justamente conceituando corpo, alma e espírito. Empreguei essa estrutura pois achei que seria interessante partir de palavras conhecidas, e que precisam ser bem conceituadas para se saber do que se está falando. Além disso, achei que seria interessante "limpar" a confusão que existe entre alma a espírito.
Há um grande problema em se distinguir a alma do espírito, e isso remonta ao Concílio de Constantinopla, de 869, pois nele a Igreja Católica decretou o dogma de que o ser humano é composto somente de corpo e de alma, sendo que esta tinha algumas características que se associava antes ao espírito.
Segundo a caracterização que dou de alma, as plantas não a têm. Leia o texto e saberá por que.
aaaaaaaaaaaaaaaa, VWS.
as plantas tem uma energia própria ... são uma criação de Deus para nos ajudar ,e nos ajudam em tudo realmente renovam nossas energias captando-as umas mais que outras pois cada uma tem suas propriedades ajudam-nos nas doenças , curando vários males ,neutralizam certas energias e podemos ajudar pessoas á distancia com elas ... devemos considerá-las como como seres vivos que são e respeitá-las ...
O que vocês acham, pessoal ?
Olá a todos,
Rose escreveu: "O que vocês acham, pessoal ?"
Por favor, para acharem com mais base, leiam as postagens nas duas atuas páginas deste tópico.aaaaaaaaaaaaaa, VWS.
Claro que tem e já foi provado. Alma é vida vida é átomo e por ai vai...
Bom final de semana a todos
Gente, gostaria de endender tudo isto, mas o Chicos Xavier dizia que tudo que tem vida tem alma, e agora como vou pensar? abraçossssssssssssssss
TEM ! INCLUSIVE SÃO SENSIVEIS ÀS EMOÇÓES HUMANAS E À BOA MÚSICA. VÁRIAS EXPERIÊNCIAS FORAM FEITAS COM TECNOLOGIA APURADA, VIDE O LIVRO : "A VIDA SECRETA DAS PLANTAS" -PETER TOMPKINS E CHRISTOPHER BIRD.
VALE A PENA CONFERIR!
Muito obrigada Nadia valeu........................
© 2022 Criado por Henrique.
Ativado por
Badges | Relatar um incidente | Política de privacidade | Termos de serviço