(Copiando do blog)

Olá a todas/os,

Depois de eu responder a questão sobre se os animais têm alma, Henrique perguntou-me se as plantas a têm. Escrevi uma resposta que, para variar, ficou longa (é difícil tratar um assunto com profundidade suficiente em poucas linhas). Assim, resolvi colocar minha mensagem no arquivo anexo,

plantas-tem-alma-interrog.doc

Espero que dê certo.

aaaaaaaaaaaaaa, VWS.

Exibições: 1897

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, Hélcio e leitores,

Não, Hélcio, no livro citado é mostrada uma reação, e não se pode dizer que a planta "sentiu"!

OK, deixe-me detalhar um pouco. Há dois tipos de sentir: ter sensações e ter sentimentos. Por exemplo, quando se come um giló, tem-se a sensação do gosto do giló. Ao ter essa sensação, temos então um sentimento: sentimos prazer ou desprazer com a sensação do giló. Para um ser ter sensações e sentimentos, é preciso ter um membro não físico da constituição animal e humana, que na Antroposofia e em outras correntes é chamado de "Corpo Astral", ou "Corpo Anímico". Acontece que as plantas não têm esse "corpo", cuja presença é indicada fisicamente por um sistema nervoso. As plantas não têm, obviamente, um sistema nervoso.

Portanto, desses pontos de vista as plantas não "sentem": não têm nem sensações nem sentimentos. O que elas têm em comum com seres humanos e animais é a vida, os processos vitais (crescimento interior, regeneração dos tecidos, formas orgânicas, troca gasosa, reprodução etc.), que são devidos a um membro não físico que os minerais não têm. É esse membro não físico que permite a "comunicação" não física com as plantas; elas podem reagir a essa "comunicação", mas sem sensações e sentimentos.

Será que ficou claro agora?

Para finalizar: a ciência tradicional não tem a mínima ideia do que vem a ser a vida, ou a origem dela, e nem como animais e seres humanos têm sensações e sentimentos. Veja meu artigo

IA - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e sentir?

em meu site

http://www.ime.usp.br/~vwsetzer

aaaaaaaaaaaaaaaaaaa, VWS.

Grato. Infelizmente o navegador (Google Chrome) não está disponibilizando seu site.

Pesquisei por seu nome, achei muita coisa, também o site principal não abriu.

Verei se consigo depois.

Após ler suas exposições (muito interessantes) voltarei, se me permitir.

Abs.

Olá., Hélcio,

Desculpe, só agora vi seu comentário de 4/9. Se meu site não abrir, deve haver algum problema com o sistema de meu Instituto ou com o da USP. Tente mais tarde. Nunca alguém havia reclamado que ele não abria...

aaaaaaaaaaaaaa, VWS.

Sim eu acredito que tem alma sim, já foram feitas varias experiencias com plantas, e ela reagem até quando pensamos...

Pelo que aprendi a alma seria quando está encarnada, quando desencarna se torna espirito. seria isso...

Olá, Marcos,

Na verdade, para se comentar sobre o fato de as plantas terem ou não alma, é preciso conceituar alma. No meu texto

Uma introdução antroposófica à constituição humana (antenção: mudei esse endereço em 5/1/14)

eu começo justamente conceituando corpo, alma e espírito. Empreguei essa estrutura pois achei que seria interessante partir de palavras conhecidas, e que precisam ser bem conceituadas para se saber do que se está falando. Além disso, achei que seria interessante "limpar" a confusão que existe entre alma a espírito.

Há um grande problema em se distinguir a alma do espírito, e isso remonta ao Concílio de Constantinopla, de 869, pois nele a Igreja Católica decretou o dogma de que o ser humano é composto somente de corpo e de alma, sendo que esta tinha algumas características que se associava antes ao espírito.

Segundo a caracterização que dou de alma, as plantas não a têm. Leia o texto e saberá por que.

aaaaaaaaaaaaaaaa, VWS.

as plantas tem uma energia própria ... são uma criação de Deus para nos ajudar ,e nos ajudam em tudo realmente renovam nossas energias captando-as umas mais que outras pois cada uma tem suas propriedades ajudam-nos nas doenças , curando vários males ,neutralizam certas energias e podemos ajudar pessoas á distancia com elas ... devemos considerá-las como como seres vivos que são e respeitá-las ... 

O que vocês acham, pessoal ?

Olá a todos,

Rose escreveu: "O que vocês acham, pessoal ?"

Por favor, para acharem com mais base, leiam as postagens nas duas atuas páginas deste tópico.aaaaaaaaaaaaaa, VWS.

Claro que tem e já foi provado. Alma é vida vida é átomo e por ai vai...

Bom final de semana a todos

Gente, gostaria de endender tudo isto, mas o Chicos Xavier dizia que tudo que tem vida tem alma, e agora como vou pensar? abraçossssssssssssssss

TEM !  INCLUSIVE  SÃO SENSIVEIS  ÀS  EMOÇÓES  HUMANAS E À  BOA MÚSICA. VÁRIAS  EXPERIÊNCIAS FORAM  FEITAS  COM TECNOLOGIA  APURADA, VIDE O LIVRO :  "A VIDA SECRETA  DAS PLANTAS" -PETER TOMPKINS E CHRISTOPHER BIRD.

VALE A  PENA  CONFERIR!  

Muito obrigada Nadia valeu........................

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!