PELO ESPIRITISMO, ESTAMOS EVOLUINDO, SEMPRE, EXCETO PARA AQUELES QUE DERAM UMA PARADA,POR ALGUM MOTIVO, MAS NÃO PERDEM O QUE JÁ CONQUISTARAM. (PASSANDO POR DIFERENTES REINOS A CENTELHA DIVINA E SE CONSTRÓI O PRÓPRIO FUTURO PASSANDO POR DIVERSAS REENCARNAÇÕES, QUE NA REALIDADE SÃO ESCOLAS DA VIDA).

ESTUDANDO O BUDISMO  NÃO BATERAM ALGUNS DESSES CONCEITOS...LÁ NÃO TEM ESSA EVOLUÇÃO VISTA DESSA MANEIRA.  PARA OS BUDISTAS, O QUE SE PASSA NA EVOLUÇÃO DO SER  ESPIRITUAL, EM ESPECIAL NÓS HUMANOS?

COMO FUNCIONA ISSO?

ESTUDO O BUDISMO  E APROVEITO MUITO NO QUE SE REFERE AO PODER DA MEDITAÇÃO....MAS, FICO COM MUITAS INDAGAÇÕES SOBRE ESSE PROCESSO....ALGUÉM QUER ME AJUDAR A ENTENDER COMO É A VISÃO DO BUDISMO QUANTO À EVOLUÇÃO?

Exibições: 294

Responder esta

Respostas a este tópico

a algum tempo  passei por traumas e sonhos que estao me matando , pessoas se aproximaram de mim e outras se a afastaram de mim mas em especial uma garota  que entro na minha vida e me fez enlouquecer , ela tem o espirito mais lindo que ja vi so ela e minha mae para ser desse jeito , namoramos por 7 meses mas nunca esqueci dela agora recentimente estou tentando me aproximar de novo , ela fez uma tatuagem de pavão e me disse para pesquisar o significado , me deixou mas confuso ainda , quero casa formar uma familia com ela , nao sei se ela ainda me ama , mas o que sinto por ela  avassalador . preciso de conselhos para resolver isso . obrigados

Esta evolução, Lucas, está baseada, como em qualquer doutrina iniciática, na transmigração da Alma por diversos corpos humanos, em diversas encarnações e em diversas circunstâncias, de acordo com a Lei do Carma. Não há outro paradigma de evolução acessivel ao ser humano. E é impossivel a transmigração do Espírito humano em corpos de animais, uma verdadeira heresia, na qual se confunde metempsicose com reencarnação espiritual.

Animais não se reencarna e evolvem em almas-grupos. Não estão individualizados e, ao morrerem, retornam ao grupamento levando os princípios que lograram desenvolver. As almas-grupos dividem-se por cissiparidade energética, formando novos núcleos cada vez menores, até à possibilidade de individualização.

Somente o ser humano é um indivíduo, isto é, uma unidade, já que contém em si a Centelha Divina ou Mônada, que é o seu verdadeiro ser, o fragmento da Divindade manifestado nos planos inferiores.

Não é tão simples explicar como se dá a descida do Macrocosmo até à minúscula partícula de Consciência chamada Homem, o Microcosmo. Mas, é possivel, sendo um estudo fascinante. Se você desejar, e eu posso fazê-lo devagar, em alguns artigos como este.

No Budismo você não encontra esses debates. Encontra uma doutrina assentada sobre as regras da evolução no plano mental, praticada em busca da Sabedoria, afinal o objetivo principal de todo o ciclo humano reencarnatório. Gautama pregou, por exemplo, que "tudo o que somos é a consequência do que pensamos". É a mais pura verdade! "O Homem é um ser de reflexão, disse. Naquilo que ele pensa, naquilo em que medita, nisto se transforma. Nesta ou em outra existência.

Disse também o Mestre, pregando a paz entre os homens, que 'devemos ser como o sândalo, que perfuma o machado que o fere!". Esmerou-se em ensinar ao Homem respeitar o livre arbítrio do semelhante e a praticar as virtudes do equilíbrio durante a vida, mas sem levantar questões metafísicas relevantes. A reencarnação, por exemplo, é pregada indiretamente. O mesmo fez, também, o Mestre Jesus, pois essas questões podem desviar o aprendiz do seu objetivo principal, que é a purificação dos seus corpos e dos seus sentimentos.

Se, entretanto, você pertence ao Raio do Conhecimento, como parece evidenciar-se, é correto procurar conhecer como o Macrocosmo, a Deidade do Sistema Solar, pôde expressar-se nesse fragmento de imortalidade que chamamos Homem. Esta é uma tarefa gigantesca, à semelhança de se colocar as águas de um oceano na concha acanhada de um lago! Porém, como na Gênese de Moisés, realmente o Homem foi feito "à imagem e semelhança" do seu Criador. O que vemos diante de um espelho não passa de uma parte insignificante de nós mesmos.

Estou lhe mandando um convite para ser meu amigo no EB. Posteriormente, colocarei aqui mais uma outra abordagem sobre este tema.

Um abraço.  

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!