PELO ESPIRITISMO, ESTAMOS EVOLUINDO, SEMPRE, EXCETO PARA AQUELES QUE DERAM UMA PARADA,POR ALGUM MOTIVO, MAS NÃO PERDEM O QUE JÁ CONQUISTARAM. (PASSANDO POR DIFERENTES REINOS A CENTELHA DIVINA E SE CONSTRÓI O PRÓPRIO FUTURO PASSANDO POR DIVERSAS REENCARNAÇÕES, QUE NA REALIDADE SÃO ESCOLAS DA VIDA).

ESTUDANDO O BUDISMO  NÃO BATERAM ALGUNS DESSES CONCEITOS...LÁ NÃO TEM ESSA EVOLUÇÃO VISTA DESSA MANEIRA.  PARA OS BUDISTAS, O QUE SE PASSA NA EVOLUÇÃO DO SER  ESPIRITUAL, EM ESPECIAL NÓS HUMANOS?

COMO FUNCIONA ISSO?

ESTUDO O BUDISMO  E APROVEITO MUITO NO QUE SE REFERE AO PODER DA MEDITAÇÃO....MAS, FICO COM MUITAS INDAGAÇÕES SOBRE ESSE PROCESSO....ALGUÉM QUER ME AJUDAR A ENTENDER COMO É A VISÃO DO BUDISMO QUANTO À EVOLUÇÃO?

 

 

 

Exibições: 294

Responder esta

Respostas a este tópico

Ainda temos poucos budistas por aqui, o que vai dificultar o avanço desse debate. Se você conhece mais budistas, convide-os para o Espirit book e para nos ajudar, ok ?

Isso vai depender de cada linha do Budismo. Vou falar sobre a linha que eu estudo. Ela é chamada de Budismo de Nichiren, porque segue os ensinamentos do mestre Nichiren Daishonin que os compilou do Sutra de Lotus (esse sutra trata sobre a iluminação do Buda Shakyamuni, escrito por seus seguidores a muito tempo atrás), faço meus estudos na Nichiren Shoshu.

Vamos ao que interessa. Pela existência da lei de Causa e Efeito, cada ato bom trará mérito e cada ato ou ruim trara beneméritos. Tendo vista essa lei, podemos considerar que a evolução é um efeito desta lei, por tanto para evoluir é necessário estinguir o mal. 

Ainda neste principio, Nichiren nos ensina que o mal está em nosso coração (sentimentos), cabeça (pensamentos) e boca (palavras), é necessário eliminar esse mal do nosso coração, cabeça e boca.

A partir do momento que conseguirmos eliminar tais sentimentos, estaremos livres de adquirir Carma e conseguiremos estinguir as dívidas das vidas anteriores ainda nesta existência. Os atos do passado nos tornaram exatamente o que somos hoje e os atos de hoje nos tornarão o que seremos amanhã.

Para eliminar tais sentimentos é necessário, mudar por dentro, a recitação do Sutra, as práticas das orações diárias (manhã e noite) ajudam e muito na amenização do carma, contudo pela lei de Causa e Efeito, somente a prática dos ensinamentos (tolerancia, paciência...) é capaz nos fazer evoluir. Por isso normalmente é feito algo que eu gosto de chamar de exercíco da prática da fé (orações e o exercício diário dos ensinamentos). 

Estinguido o carma (ou seja as dívidas) a pessoa esta aptar a se iluminar e nascer no mundo de Buda, dai lá poderemos progredir cada vez mais.

A sensação que tenho é que, enquanto o kardecismo aponta para uma evolução mental, do ponto de vista moral e intelectual, o budismo revela que já somos aquilo que pretendemos ser indo além da mente.  Por falta de uma definição melhor, que sempre seria algo limitado pela mente, seria definido como o nada.  Uma coisa não anula a outra.   O conceito de evolução Kardecista e a  transcendência dos processos mentais no budismo são paralelos e não antagônicos.

Pro espírita, não existe parada para o saber. No dia a dia se faz árdua e inconsciente o andamento do aprendizado, mesmo que penses que houvera algum interrompimento. 

 A evolução espirutual na visão Espírita e a evolução espiritual na visão Budista são idênticas. São maneiras diferentes para se chegar ao caminho do meio como dito então o Mestre Buda e utilizando então o conceito do karma como sabido na religião Budista. Evolução é tudo oque se transforma, não existe nada que não esteja neste processo, tudo evolui inclusive uma rocha.

 

Não, o Kardecismo aponta para uma evolução Espiritual, pois se trata de uma religião Espiritualista.

Há algum tempo atrás, fiz um estudo sobre o budismo e pelos conceitos, filosofias e 'leis' espirituais a que estão contidos na religião, observei a lei de causa e efeito, já abordada por outros companheiros aqui; a lei do carma; o darma e o crescimento espiritual, relacionado estritamente com a sabedoria do cosmos (o todo universal). E de acordo com nossa ações em vida podemos reencarnar como 'animais' mesmos. Essa linha de afirmação do budismo já não vai de encontro com a doutrina espírita, já que jamais seres humanos poderão reencarnar como 'animais' em quaisquer vidas que seja. Paz e luz a todos.

Obrigado pelo comentário...não estava tendo tempo para ler na época  comentada..obrigado mais uma vez.

Não acredito que possamos reencarna em animais, impossível volta, temos que progredi.

Lucas, boa noite!

Só um comentário, você tem conciência das coisas que você evoluiu (aprendeu, e que tem que evoluir?) daquilo que você tem errado e tem que melhorar? e daquilo também que ja fez de bom para os outros? se você sente que ja está entre aspas evoluindo com isso, pode ter certeza, que ja esta evoluindo bem amigo, abraço!

Olá Daniel,

 Pelo que estude do livro dos espíritos,

A DOUTRINA ESPIRITA, NOS ESCLARECE E APONTA NO SENTIDO MORAL E ESPIRITUAL, INDAGANDO NO SÓ OS CONCEITOS ESPIRITUAIS, MAS  MORAIS E FÍSICOS DO SER HUMANO .

NOS ESCLARECENDO A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DESDE DO  REINO MINERAL, PASSANDO PELO REINO VEGETAL, ANIMAL , HOMINAL AO SER ANGELICAL .

ASSIM TAMBÉM NOS ESCLARECE SOBRE VÁRIOS ASPECTOS DA CONDUTA HUMANA RELACIONADOS A EVOLUÇÃO DA ALMA ASSIM COMO A CONDUTA MORAL E A CIÊNCIA.

 PERDÃO, MAS NO MEU CONCEITO ENGLOBA A EVOLUÇÃO NÃO SÓ DO SER HUMANO EM TODOS OS ASPECTOS  MAS TAMBÉM DOS OUTROS SERES EXISTENTES NO PLANETA, A EVOLUÇÃO DO  NOSSO PLANETA TERRA, COMO TAMBÉM DOS MUNDOS.

CONCORDO!

Na minha humilde opnião "a coisa" é mais séria. Com certeza evoluimos sempre, sem pressa e com objetivos pre estabelecidos em cada jornada.

Para que essa evolução tenha real sentido é preciso viver todas as possibilidades nessa vida.

Já fomos anjos e demônios. E continuaremos sendo...

Mas o mais importante é quando despertamos pelas diversas idas e vindas, criamos conciencias de nosso

principal objetivo que é o de voltarmos pra casa do PAI.

QUANDO ATINGIMOS ESSE ESTAGIO DE CONCIENCIA, MUDAMOS NOSSO JEITO DE VER A VIDA

E NOS APROSSIMAMOS DE ENERGIA SUBLIMES DAS QUAIS NOS TORNAMOS SERES HUMANOS

MAIS PRÓXIMO DE NOSSA DIVINDADE.

É O FIM DO CICLO.

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!