"A principal festa dos judeus era a Páscoa. Começava no dia 14 do mês de Nisan (fim de março ou princípio de abril) e prolongava-se por 7 dias, durante os quais não era permitido o uso de pão fermentado. Donde também o nome de "dia dos ázimos" (Ázimo = sem fermento).

Todos os homens que não estivessem impedidos por motivo grade, deviam subir em romaria a Jerusalém.

ila_rendered

Páscoa quer dizer passagem. A festa foi insitutída para comemorar a saída do Egito e a passagem do anjo, que, na véspera, teria exterminado os primogêmitos dos egípcios, deixando intactas as casas dos israelitas, marcadas com o sangue do cordeiro, especialmente sacrificado para isso. 

Ante o impacto do doloroso acontecimento que, para eles, provava o poder do Deus de Israel, o Faraó permitiu que os israelitas saíssem do Egito.

Por esta razão celebravam no primeiro dia o banquete pascal, com cerimônias adequadas. Cada família ou grupo de pelo menos dez pessoas fazia imolar no templo um cordeiro ou um cabrito de um ano. Assavam-no em casa para a ceia noturna. Iniciava-se esta com a benção de um primeiro cálice de vinho que todos sorviam ao mesmo tempo. Comiam em seguida legumes ensopados em molho. O cordeiro e os pães ázimos eram servidos com o segundo cálice. Ao terceiro, davam-se ações de graça. Podiam seguir-se outros cálices.


Na última ceia pascal com os seus discípulos, Jesus se colocou como "cordeiro de Deus" sacrificado para dar vida a muitos.

Para os cristãos, a Páscoa é comemorada como passagem da morte para a vida, ressaltando-se a  ressurreição de Jesus.


Fonte: Estudos Espíritas do Evangelho, Therezinha de Oliveira


Exibições: 719

Tags: ?, O, PÁSCOA, a, que, é

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

© 2017   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!