Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.
  • Menos palestrantes despreparados.
  • Menos divisões internas.
  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.
  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.
  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.
  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação
  • 3 anos de Mestrado
  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.
  • Pacientes em coma.
  • Doenças e Carma.
  • Transplante



Mario Fontes

Exibições: 5576

Responder esta

Respostas a este tópico

Mario, a proposta é muito boa. Entendo que nós, espíritas e espiritualistas, precisamos ter uma postura mais propositiva. Se cremos, sinceramente, naquilo que afirmamos crer, não há motivos para continuarmos tão recuados, tímidos, quase que "envergonhados" de nossa crença. Jesus não disse que a luz deve estar sobre a porta e não sob a mesa? Onde estamos colocando nossa luz?

Onde chegaremos com esta proposta? Podem me dizer para que a luz Divina ? e o auto conhecimento?

Obrigada !!!

Olá Mario como vai? Gostaria de expor resumidamente minha opinião referente ao curso de Teologia Espírita e agora de Filosofia Espírita. Eu tenho a impressão que os espíritas desconhecem o espiritismo, nas palavras de Herculano Pires: o espiritismo é o grande desconhecido dos espíritas.  Qual a definição de verdadeiro espírita? TODOS SABEMOS. Portanto a pessoa q se formar nessas faculdades será condecorado formalmente de ESPÍRITA? Esse passará agora a ser o verdadeiro espírita? Poderá se profissionalizar no espiritismo? Poderá mercantilizá-lo e viver dele? Mas claro, agora possuirá diploma, será um espirita formado e poderá trabalhar e ganhar seu sustento com isso. Até nisso já nos igualamos aos pastores protestantes que se formam nas famosas universidade norte-americanas e aos padres romanos em roma. Pelo amor de Deus leiam Kardec, as revistas espíritas, o que é o espiritismo?, O espiritismo na sua expressao mais simples, e entendam o que o espiritismo é e o que ele não é. Hj o espiritismo não é, nem de longe, o espiritismo kardequiano, podemos sem medo afirmar que o espiritismo além de religiao é uma igreja e o vaticano é FEB.  Retiro algumas linhas no programa acima que diz:

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira." E as mentiras e absurdos (como espirito comendo frutas em nosso lar) encontradas nas obras de chico xavier, emmanuel/andre luiz? Por que não rejeitam? Fanatismo. Esquecimento de Kardec. Falta de estudo. E ainda querem fazer faculdade de filosofia e teologia? Acho um equívoco. Escreverei outro texto discutindo todo o programa acima, se tiver tempo, item por item. Meu abraço e obrigado pela atenção. Marcelo Bulla, Cascavel - PR.

 

   Reencar;nação . DESCULPE, sem as condições morais necessárias estas FACULDADES  OU UNIVERSIDADES continuarão a formar os sepulcros caiados .

Me parece bem complexa a proposta. Iria elitizar a doutrina.

Sr. Mario...

Lendo sua proposta, lendo algumas resposta, estando  acordo com boa parte do texto do sr. MARCELO BULLA,  acho que não é o momento...., não há essa necessidade...., no meu ENTENDER  espiritismo esta mais para crença, fé, etc. do que profissão...  e não sera por ter um diploma... que o palestrante sera melhor...  talvez até possa ser mais ilustrado, mais falante ou mais...  mais..., MAS sera que tera Fé... tera carisma... tera outros DONS necessarios alem da cultura geral, para apresentar-se  para um publico diversificado, um publico que procura carinho, atendimento, atenção... etc.... lembro ainda que temos em outras areas profissionais que diversos  diplomas, até de faculdades renomadas... mas que na real, são maus profissionais, ou ainda  aqueles que apos seu curso e diplomado optam por exercer outros seguimentos profissionais....    meu entender é que devemos procurar cada vez mais exercitar a CARIDADE... o resto... é resto. bjus. no seu coração.

E porque não ? Imagino que muitos recuaram , mas outros seguiram o caminho . E quem disse que as idéias renovadoras seriam aceitas . Não desista Sr. Mario 

Muitos que estão entre nós são os ortodoxos do passado .

Acho uma proposta válida. Eu adoraria cursar uma faculdade sobre espiritismo. Essa faculdade poderia ser também via Ensino à Distância. Uma faculdade desse tipo ajudaria a levar o conhecimento espírita a centros espíritas localizados em lugares distantes e sem recursos para receberem palestrantes mais experientes. Seria uma forma de democratizar um ensino mais aprofundado e coerente, tendo em vista que há ideias de diversas origens que são incorporadas ao movimento espírita, quando o ideal seria o conhecimento aprofundado dos cinco livros codificados por Kardec, inclusive para se ter uma postura mais crítica e com base para aceitar ou rejeitar diversos novos conhecimentos. Toda proposta de divulgação da Doutrina Espírita é válida. Uma coisa não exclui a outra. O conhecimento liberta.

O saber nao ocupa espaço. Uma faculdade nao aniquila a fé se ela existe. Uma faculdade nao torna alguém espirita mas torna um espirita mais culto. Conhecereis a verdade e essa vos libertará. Um estudo regular de espiritismo devera ser instituído e sem ele o espiritismo corre risco...Allan Kardec(obras póstumas ).

Gostaria de perguntar a todos vcs que estão participando deste forum se já estudaram os 12 volumes da Revista Espírita? Eu não. O "chefe" do espiritismo é Kardec dito desta forma por Santo Agostinho na Revista Espírita; ele afirma que os maiores inimigos do espiritismo são os espiritas imprudentes e irrefletidos. Qual o objetivo maior do espiritismo?  Imaginem vc ser avaliado em espiritismo por nota, por frequência; "ah vc está reprovado pq não atingiu 75% de frequência", "vc está reprovado pois não decorou todos os itens do Codigo Penal da vida futura", mas e sua transformação íntima não o habilita a ser um verdadeiro espírita? E a sua reforma de caráter? Assisti a algumas palestras com os professores da Teologia Espírita de Curitiba e é, me desculpem, reprochável. O Espiritismo não é uma religião estabelecida é um AUXILIAR das religioes, ele veio para confirmá-las portanto o indivíduo pode continuar com suas religiões e ser espírita. Sabe quem afirmou isso, várias vezes? Allan Kardec. Não confundam o "Curso Regular" de espiritismo sobre o qual kardec fala em Obras Postumas com uma faculdade para diplomar e profissionalizar alguém. O indivíduo passa a tratar a Teologia como um negócio. Não é isso, basta estudarem as obras fundamentais que não são 5. Não existem apenas 5 obras, existem várias outras. Perdoem-me mais enquanto não estudarmos Kardec continuaremos achando que sabemos. A melhor forma de aprender o espiritismo é com Kardec, sozinho e em grupo. Me perdoem se isso soar com grande arrogancia e pedância mas eu desafio a todos, aqueles que estudarem seriamente todas as obras de kardec, ao menos algumas partes, seriamente, verão que o espiritismo de hoje é um e, o espiritismo de kardec é outro; grandemente influenciado pelas obras de Chico xavier, divaldo franco. Ficarão assustados quando verem tantas contradições não vistas pela maioria ou deliberadamente não vistas. De novo meu abraço a todos e pela atenção. Marcelo Bulla.

Belo tema, mais ao meu ver... a evolução moral esta embargada em peso, a evolução espíritual dos sentidos apesar de hoje ser ignorada por muitos grupos espíritas é de enorme importância. Sendo que muitos grupos ignoram, a união dos três pontos. SENSIBILIDADE, MORAL E CONHECIMENTO. Tendo sensibilidade e moral, o conhecimento virá automáticamente pela simpatia espiritual. ((Sendo o conhecimento sem moral de nada vale)),((tendo o conhecimento com sensibilidade sem moral)), de nada valerá. Se transformará em alvo facil de vários ataques laboriosos da obsessão.

Isto é, para os que pensam que obsessão é somente as não sutis, infelismente ainda não se acordaram.

MORAL + CONHECIMENTO = EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO + SENSIBILIDADE = MISSÃO.

A faculdade poderá ser uma faca de 2 gumes, dependendo da visão de cada um.

A faculdade MORAL é a vida, e esta ja existe a muito tempo, a 2000 anos tivemos o melhor dos mestres aqui, e ainda estamos aprendendo, e aprendemos muito pouco na prática.

Apenas meu ponto de vista, ESTUDAR sem duvidas é vital e a vida nos torna auto didatas neste termo.

Para ensinar, temos que sermos exemplos, e isto inclui VERDADEIRAMENTE A MORAL, e CARIDADE, pois se queremos ensinar quem não sabe, não será pelas palavras ou estudo. Mais o exemplo.

Se não fosse assim, creio que ja existiria o doutorado encarnado espírita. Que a meu ver não soa bem para quem esta ainda tentando conhecer. O estudo vem pela necessidade. Sendo esta necessidade verdadeira os livros existem, as comunicações existem. E mesmo os estudantes primários, sem a moral exemplificada e tocada pelos seus professores de moral, poderá se tornar tempo perdido. A evolução com qualidade é a evolução perfeita, dirigida por Deus. 

Esta minha opnião. Abraço a todos irmãos e continuamos na caminhada.

Muito bom!

Você entendeu.

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!