Carma

कर्म

• Recorrentemente, a palavra carma tem sido empregada para definir situações de sofrimento na vida. Todavia, literalmente, Carma quer dizer Ação.  Por extensão, a Lei de Causa e Efeito que preside a natureza das reencarnações humanas.
  • O estudo da lei do carma não é tão simples como pode, a princípio, parecer. É complexo e exige muito tempo e reflexão a fim de ser assimilado devidamente. Carma não significa simplesmente justiça idêntica ao dano causado, mas o resgate de igual potencial somático e psicológico a ser neutralizado pela evolução, com a apropriação concomitante do conhecimento inerente às provas experienciadas, cujo fundamento, portanto, vem a ser de natureza moral e científica.  
  • Toda ação humana, em qualquer nível, comporta determinado nível de energia, que deve materializar-se num desses três planos de experimentação: físico, astral ou mental. Na maioria das vezes, é comum os efeitos seguirem uma linha energética próxima da ação causadora, o que se dá, por exemplo, nas provas chamadas de expiação.
  • Todavia, algumas vezes, é possível realizar uma 'troca de dívida', quando o Espírito alcançou determinado grau de evolução, que o permite operar em tarefas de benemerência espiritual com potencial para anular ações inferiores ou muitos dos efeitos negativos de fundo comum.
  • Muito abaixo dessa linha, prevalecem, ordinariamente, os efeitos semelhantes às causas geradoras.
  • Nas expiações coletivas prevalece o quantum energético envolvido na ação purgatorial, sempre de teor igual à natureza da matriz geradora. O que leva as pessoas a convergirem para essas provações é basicamente suas idiossincrasias, que agem como forças interativas da natureza, criando arquétipos de causalidades morais.
  • Não se considere, porém, que um acidente possa ser causado pelos carmas dos envolvidos, mas que eles são atraídos, de forma inconsciente, pelo tropismo moral-energético envolvido na ação. Assim como, por exemplo, mariposas encontram a morte por fototropia e lemingos se afogam voluntariamente quando atingem grande número. São leis da natureza.

• Isto pode ser dificil de compreender, mas serve para demonstrar a complexidade do estudo do carma, que ainda tem de considerar as interações com os carmas nacionais, raciais e planetário.  
  • Se queremos ser inteligentes, devemos levar em consideração que o ser humano é uma partícula do universo numenal, um ser dotado de livre arbítrio, que deve agir em consonância com as boas escolhas. Todas as suas ações expressam-se em bases energéticas.
  • O bom ou o mal uso dessa energia gera o que se convencionou chamar-se bom ou mal carma, expressando-se para fins evolutivos em estados psicológicos de alegria ou de tristeza, sucessos ou insucessos, higidez ou enfermidades, harmonia ou perturbações espirituais. As situações de bem estar correspondem às respostas do Cosmo às ações, de frequência vibracional superior, as quais expandem o potencial do esquema evolutivo.
  • As antípodas, de baixa frequência, que não encontram respostas no diapasão superior, correspondem às transmutações das aplicações mal feitas da energia vital, sentidas, para fins evolutivos, como sofrimento, pois prazer e dor são vida  para a consciência do Homem.
  • Tudo isto poderia ser resumido numa única frase: "A cada um segundo suas obras".

/ 0 \

Exibições: 541

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Metraton.

Não estou debatendo com você. Como teosofista, falo apenas do que sei e calo diante do que para mim ainda constitui dúvida. Refuto, porém, o que é incoerente. Você põe-se, por suas próprias palavras, nas alturas de abstrusas dimensões espirituais. Um porta-voz de consciências angélicas!

A maioria dos que aqui interagem, porém, não vão além do 1° décimo de seus respectivos potenciais mentais. Já você afirma-se categoricamente um ser superior. Um transcendental programa de computador do mais elevado potencial laborando em  corpo humano. Deve lutar com muita dificuldade para manter-se em seu soma. Que seja verdade, apesar de exótico, mas não vai interagir.

É neste ponto que recordo este ensinamento de Jesus, quando, referindo-se às coisas do espírito, disse: "Graças te rendo, meu Pai, senhor do céu e da Terra, porque ocultaste estas coisas aos doutos e entendidos e as revelaste aos simples e humildes".

Querido Nizomar...

Retornando depois de em tempinho e ja com um dilema:

CONSCIÊNCIA ESPECTRAL OU SAPIÊNCIA ESPECTRAL (???)

Vamos pesquisar ....mas de antemao ja sei que estou bem fora!!!

Abração e um super 2018.

Nyl

Nizomar Sampaio Barros disse:

Não apenas "um nivel acima", Nyl, mas vários. E, digamos, indefiníveis! Até agora, por mais que me esforce, ainda não consegui atinar com o que seja "sapiência espectral". Talvez algo além de uma consciência solar ou ainda mais além, ficando claro que me faltam muitos bilhões de anos siderais para penetrar tal conceito. 

Hummm! Não sei em que "dimensão cósmica espectral" ( ! ) eu me encontro. Sei, todavia, que não é tão alta como a do amigo Metatron. Mas, minha taxa consciencial dá para reconhecer também que você é uma pessoa doce e carismática. .

Um abraço fraterno.

Nizomar

Nilza Garcia disse:

Querido Nizomar estamos num dilema pois apesar da falta de configuracao biologica, o que provocara a dificuldade da nossa comunicacao,sinto-me privilegiada por ser reconhecida por um ente "que esta um nivel acima",ja possuidora de 2 virtudes:docura e simpatia faltanto-me tao somente a sapiencia.
Bjs
Nyl

Oi Nilza, 

Grande prazer é me comunicar com você. Não se turbe vosso coração. Rs. Consciência espectral e sabedoria espectral são ambas uma e a mesma coisa, pois consciência confere sabedoria. É a percepção alcançada em um determinado grau de evolução, que define um específico espectro de inteligência. Por exemplo: qualquer uma das cinco primeiras Iniciações planetárias ou das 7 cósmicas que se seguem ao ciclo humano, com a 5ª planetária correspondendo à 1ª cósmica solar, a dos Mestres de Sabedoria.

A maioria de nós, se não todos, são apenas, no âmbito da Hierarquia, Espíritos Probacionários, isto é, aqueles que, em provas, estão se esforçando para se aproximarem do Caminho. 

Afetuoso abraço;

Olá querido Nizomar,

QUE ALÍVIO!!!!

Estou me sentindo NORMAL dentro da dimensão em que habito. Nossa comunicação é simples e direta, como sói acontecer entre ESPÍRITOS PROBACIONÁRIOS.

"Seja o seu falar SIM,SIM...NÃO, NÃO. Rs.

Bj fraterno.

Nizomar Sampaio Barros disse:

Oi Nilza, 

Grande prazer é me comunicar com você. Não se turbe vosso coração. Rs. Consciência espectral e sabedoria espectral são ambas uma e a mesma coisa, pois consciência confere sabedoria. É a percepção alcançada em um determinado grau de evolução, que define um específico espectro de inteligência. Por exemplo: qualquer uma das cinco primeiras Iniciações planetárias ou das 7 cósmicas que se seguem ao ciclo humano, com a 5ª planetária correspondendo à 1ª cósmica solar, a dos Mestres de Sabedoria.

A maioria de nós, se não todos, são apenas, no âmbito da Hierarquia, Espíritos Probacionários, isto é, aqueles que, em provas, estão se esforçando para se aproximarem do Caminho. 

Afetuoso abraço;

Responder à discussão

RSS

© 2018   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!